5gbjepagiaikz36ksnxog8ue1

A correria do dia a dia favorece o estresse e a ansiedade. Segundo especialistas, a ansiedade provoca mudanças nas nossas emoções, refletindo na saúde. Quando em excesso, desencadeia sensação de mal-estar.

Existem tratamentos de combate a esse mal, que consiste em terapias para aprender a controlar os sintomas da ansiedade. Entretanto, a alimentação pode influenciar de forma positiva no combate à doença.

Existem alimentos que contêm aminoácidos e vitaminas essenciais que atuam diretamente contra o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, hormônio, responsável pelo relaxamento e bem-estar. Confira!

Frutas cítricas

De acordo com estudos, a vitamina C presente nas frutas cítricas diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.

O consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. Segundo profissionais, as vitaminas e os minerais são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além da queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por conta disso, há uma necessidade de suprir essas carências.

Leite, ovos e derivados magros

São ótimas fontes de triptofano, tipo de aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Para nutricionistas, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. O consumo recomendado é de 2 a 3 porções diárias deste grupo de alimentos.

Carboidratos

Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integral, e das frutas mais adocicadas, combatem a ansiedade. Segundo profissionais, o nível de açúcar no sangue dá energia, bem-estar e disposição.

Assim, pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas e maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada por nutricionistas é de 6 a 9 porções por dia.

Banana

banana(1)

Estudos realizados por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovam que a fruta ajuda no combate à depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Com alto teor de triptofano, a banana ajuda também na produção de serotonina.

Carnes e peixes

Considerados a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que quando em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade.

Além disso, estes alimentos contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

A recomendação diária de profissionais em relação às carnes vermelhas é de 1 a 2 porções diárias. Por outro lado, o ideal é dar preferência às carnes brancas e magras para consumo diário.

Chocolate

Chocolate-ansiedade

O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Ele melhora o humor e reduz a sensação de ansiedade.

O ideal é consumir 30 gramas de chocolate por dia. Além disso, dar preferência pelo chocolate amargo ou meio amargo, pois estes têm menos caloria e são mais ricos em flavonoides.

Espinafre

espinafre

O espinafre contém folato (ácido fólico), potente vitamina antidepressiva natural. Na opinião de especialistas, ele combate a ansiedade. Já quando está em baixas concentrações no organismo diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Segundo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. Então, alimentos como o espinafre, por exemplo, começam a trabalhar na eliminação dessas substâncias em excesso, colocando o cérebro para funcionar.

(Via Uol)

Posts relacionados: