Por Nabil Ghorayeb

Ansiedade e sedentarismo andam juntos: segredo é praticar mais exercícios físicos (Foto: Arte/Eu Atleta)
Ansiedade e sedentarismo andam juntos: segredo é praticar mais exercícios físicos (Foto: Arte/Eu Atleta)

Tenho certeza que você já ouviu falar do comportamento competitivo e exagerado chegando a ser agressivo de muitos esportistas amigos e companheiros, de corridas, jogos no clube, de quadras alugadas e estranhamente em academias.

A vida sedentária e ansiedade andam muito próximas, e a falta de exercício facilita o aparecimento de sobrepeso que pode chegar à obesidade de todos os níveis. Esse distúrbio do comportamento causa transtornos como o do medo de decidir, da falta de controle nas tarefas mais simples, tensão permanente e uma preocupação excessiva com tudo.

 O corpo humano é um contínuo produtor de milhares de substâncias que agem de modo diverso, e que compõem o que chamamos metabolismo humano. Se faltar exercício físico regular, não haverá produção de um dos vários tipos de endorfina, conhecidos neurotransmissores cerebrais que produzem aquela famosa sensação de bem-estar e relaxamento, conhecida também como hormônio do prazer do orgasmo.
Dos quase 20 tipos diferentes de endorfinas produzidas no sistema nervoso, a beta-endorfina é conhecida como a mais eficiente pelo seu efeito de maior sensação de euforia. Os esportistas conseguem conviver e lidar melhor com a ansiedade e outras reações do comportamento, principalmente diminuindo a pior delas, a resposta agressiva ao estresse, como um calmante natural e ainda ganhando mais produtividade no trabalho.
Outra emoção a ser controlada é a agressividade. Algumas pessoas que aparentam tranquilidade no dia a dia, no esporte se transformam em feras. Sem dúvida a atividade física/esportiva serve como fio condutor e dos melhores que podemos desejar.Evidente que sem os exageros das agressões gratuitas, discussões de um jogo, em geral, acabam em cerveja e pizza e os ferozes adversários voltam ao trabalho bem mais leves.

A prática de atividade física melhora a composição corporal, mantém a saúde e finaliza com melhor a qualidade de vida. Evidente que os resultados que aparecerão com exercícios regulares, está sempre associada à qualidade da atividade física realizada, isto é, volume, intensidade e regularidade.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

(Via Globo Esporte)

nabil_ghorayeb

Posts relacionados: