Vídeos de gato estimulam emoções positivas, diz estudo; na foto, Nala, uma das 'gatas celebridade' (Foto: Reprodução/youTube/iamnalacat)

Vídeos de gato estimulam emoções positivas, diz estudo; na foto, Nala, uma das ‘gatas celebridade’ (Foto: Reprodução/youTube/iamnalacat)

 

Estudo ouviu 7 mil internautas sobre como os vídeos afetam seu humor. Prazer de assistir aos vídeos supera culpa por procrastinação.

Assistir a vídeos de gatinhos fofos na internet pode parecer uma grande perda de tempo. Mas uma pesquisa publicada nesta semana pode aliviar o peso na consciência de quem dedica longos minutos do dia a essa atividade aparentemente inútil.

Mesmo se estiverem assistindo a vídeos de gato no YouTube para procrastinar ou enquanto trabalham, a recompensa emocional pode até ajudar as pessoas em tarefas difíceis depois”
Jessica Gall Myrick, pesquisadora

A pesquisadora Jessica Gall Myrick, professora de Comunicação da Universidade de Indiana Bloomington, entrevistou quase 7 mil internautas sobre o que eles achavam dos vídeos de gato e como eles afetavam seu humor.

Sua intenção era descobrir, por exemplo, se ver vídeos de gato online tem o mesmo efeito de fazer terapia com animais ou se as pessoas se sentem mal depois de assistirem a esse tipo de vídeo por causa da culpa por estarem procrastinando.

Os resultados, publicados na revista científica “Computers in Human Behavior”, revelaram que as pessoas se sentem com mais energia depois de assistir a esse tipo de vídeo. Elas também relatam menos emoções negativas como ansiedade, irritação e tristeza.

A pesquisa constatou que o prazer de assistir aos vídeos é maior do que a culpa que as pessoas sentem por procrastinarem. Pessoas que têm gatos ou com algumas características pessoais como timidez e amabilidade têm mais propensão a verem esses vídeos.

Um dos canais de “vídeo de gatos” utilizados para a pesquisa foi o “Nala Cat” (veja uma das gravações)

 

(Via G1)

Posts relacionados: