Por Andrea Alves

medo-de-dirigir-1-andrea-alves_0

Tremedeira, palpitação e frio na barriga são alguns dos sintomas de quem está nessa situação, diante do risco de mover um carro pelas ruas.

Mas será que as coisas na vida não envolvem uma certa dose de risco e a necessidade de autoconfiança para dar o próximo passo?

O medo é natural em todo ser humano, mas certas situações que causam pânico, como dirigir, podem ter fundo em algum trauma passado ou em outros fatores internos da pessoa.

Perfeccionismo e autocrítica, receio de enfrentar desafios e o desconhecido, vergonha de errar, sentimento de inferioridade e baixa autoestima e até medo de liberdade podem ser também causa do problema.

Mas essa investigação depende de um processo de autoconhecimento, e várias abordagens terapêuticas são sugeridas para superar o medo de dirigir.

Yoga

A yoga é muito indicada nesse tratamento, pois ajuda a aliviar a ansiedade através das posturas, técnicas de respiração e relaxamento. Psicanálise, terapias cognitivas e meditação também são recomendadas.

Dicas imprescindíveis

  • É importante começar lentamente, respeitando seu ritmo emocional, para enfrentar o trânsito sem sentir um choque. Perceba primeiro o carro parado, barulhos, espaço interno e externo. Nas primeiras voltas, fique apenas nas esquinas próximas de casa. E expanda o raio de circulação só quando sentir confiança.
  • Não se compare a ninguém, pois cada um tem o seu jeito e ritmo de aprendizado.
  • Seja paciente com você mesma e não aceite críticas destrutivas.
  • Mantenha uma atitude otimista e a persistência. Encare o momento como um desafio com vitórias e derrotas.
  • A cada vitória, cada quadra a mais na rota, comemore sua conquista com amor e alegria!

Assim, você pode não só passar a levar os filhos à escola, mas desfrutar de um outro grau de liberdade e realização.

Andrea Alves Andrea Alves é terapeuta Ayurveda, professora de yoga e yogaterapeuta. Apaixonada pelas tradições do Oriente, a arquiteta de formação mergulhou no universo do bem-estar há mais de 11 anos e tornou-se especialista em qualidade de vida. Atua como wellness coach, consultora em bem-estar, dá cursos e palestras sobre o assunto, além de dirigir o blog Andrea Alves – Bem-Estar, Consciência e Estilo de Vida.

(Via Disney Babble | Foto: Getty Images)

Posts relacionados: