youper-topo

Falar em público é um dos maiores medos das pessoas. Mais de 12% da população sofre com problemas de timidez, impedindo que tenham uma vida social feliz. Com a missão de desenvolver em habilidades para aproveitar e curtir a vida social, o Youper é uma plataforma digital voltada a pessoas que sintam algum grau de medo em situações sociais, tais como falar em público, fazer apresentações, conversar com pessoas ou ser observado enquanto realiza alguma atividade.

A plataforma utiliza neurociência, design e tecnologia para desenvolver habilidades sociais para auxiliar todos que querem vencer a Timidez e Fobia Social a desenvolver mais confiança, menos ansiedade e a se sentirem melhor consigo mesmos. A base científica do aplicativo foi desenvolvida pelo médico psiquiatra  especialista em comportamento social e autor de livros em saúde mental Dr. José Hamilton.

O nome Youper foi criado a partir das palavras you + super. O aplicativo para smartphone e alguns módulos do Programa são gratuitos. Para adquirir o acesso ilimitado, o usuário precisa desembolsar R$79,90.

Se você identificar-se com alguma das situações abaixo, o Youper é para você.
  • Você gostaria de interagir e conviver mais com outras pessoas, mas tem dúvidas se realmente vai conseguir por se sentir muito tímido?
  • Fazer apresentações ou falar em público produz em você ansiedade e preocupações?
  • Ser o centro das atenções faz você se sentir muito desconfortável ou preocupado demais?
  • Você tem dificuldades em expressar sua opinião ou pedir por algo que acredita merecer porque se preocupa com o que as pessoas irão pensar sobre você?
  • Ficar nervoso ou desconfortável quando está perto de pessoas tem impedido que você realize atividades que deseja?
  • Se você for realmente honesto consigo mesmo, você está em seu emprego ou curso atual porque desta forma não precisa lidar com pessoas desconhecidas?
  • Se não está trabalhando ou estudando, você tem evitado buscar novas oportunidades devido ao medo de interagir com outras pessoas ou devido ao receio de ficar ansioso em uma entrevista de emprego?
  • Você não está namorando ou saindo com alguém porque pensa que pode ficar com ansiedade durante um encontro ou porque tem medo do que pode acontecer se convidar alguém para sair?
  • Você limita seu grau de envolvimento com as pessoas porque tem medo de deixar elas te conhecerem melhor? Você preocupa-se que se as pessoas te conhecerem melhor, elas não gostaram de você?
  • As pessoas frequentemente comentam que você é quieto, reservado ou pouco acessível em situações sociais ou encontros?
  • Você já se percebeu recusando convites para eventos sociais porque sabia que sentiria ansiedade ou desconforto se fosse?
  • Se você fez planos ou se comprometeu a ir em algum evento social, já se sentiu aliviado se o evento foi cancelado?
  • Você se preocupa com ficar corado ou parecer nervoso em frente a outras pessoas?
  • Você é o tipo de pessoa que raramente inicia conversas casuais com funcionários de lojas, vizinhos, passageiros sentados próximos a você, colegas de aula ou de trabalho?
  • Amigos ou familiares dizem que você se preocupa demais com que as pessoas pensam sobre você?
  • Você sente-se envergonhado de comer ou beber em frente a outras pessoas
  • Você se preocupa que pode não se portar adequadamente durante as refeições e isto causar constrangimento?
  • Você se sente tão nervoso falando com outras pessoas que sua voz fica trêmula, embargada ou você chega a sentir falta de ar?
Para saber mais, acesse a página como funciona e veja as dúvidas frequentes.

Saiba mais

Utilizamos técnicas comprovadas, que são transformadas em ferramentas digitais para   o desenvolvimento de habilidades sociais e superação da timidez. A plataforma é capaz de auxiliar o usuário a gerar mudanças reais de comportamento e atitude.

Uma pesquisa recente perguntou a milhares de pessoas quais seriam as habilidades mais importantes para se ter sucesso e felicidade no mundo de hoje. A maioria absoluta, 90% das pessoas, respondeu comunicação e habilidade social. O número de estudos demonstrando a eficácia de abordagens via Internet para desenvolver habilidades sociais tem crescido rapidamente.

Estes estudos conduzidos por neurocientistas, incluindo médicos e psicólogos, mostram que para obter resultados é essencial atuar em fatores internos que impedem o desenvolvimento destas habilidades, tais como timidez, ansiedade e fobia social.

Várias pesquisas demonstraram que plataformas digitais via Internet foram efetivas para melhorar timidez e reduzir sintomas de ansiedade e fobia social(3), com resultados superiores aos grupos controle (indivíduos que não utilizaram). Achados preliminares indicam que o uso de plataformas digitais via Internet são tão eficazes quanto psicoterapia individual ou em grupo para quadros de ansiedade e fobia social.

Outros estudos apontam o uso de abordagens via Internet em conjunto com a psicoterapia ou com o tratamento médico(9) gerando melhores resultados.

Por fim, a grande vantagem da utilização da plataforma digital é o custo reduzido(10), mas existem várias outras vantagens como facilidade de acesso, economia de tempo e maior disponibilidade.

 

Posts relacionados: