Praticar exercícios físicos diminui níveis de preocupação e proporciona maior bem estar

1317111152

O cotidiano estressante e a vida corrida que tantos brasileiros estão acostumados a enfrentar, trazem diversos riscos para a saúde. Estresse, ansiedade e dores no corpo são os maiores sintomas de que a pessoa está precisando começar a praticar alguma atividade física.

É comprovado cientificamente que o exercício físico ajuda a liberar serotonina e betaendorfina que são os hormônios responsáveis por proporcionar alívio, sensação de bem estar e até uma melhora significativa no humor do praticante.

O professor Arthur Plácido da Fórmula Academia de São Caetano do Sul, afirma que diversos treinamentos ajudam no combate do estresse, o que importa é não ficar parado. “O ócio libera o hormônio cortizol que produz mais ansiedade e estresse na pessoa. É importante achar uma atividade que te dê prazer e que iniba os efeitos desse hormônio”, declara.

Durante uma atividade física, o ser humano ativa diversas áreas do cérebro e isso faz com que ela foque na atividade e esqueça dos seus problemas. Plácido diz que não só a musculação e a corrida podem contribuir para uma mente mais tranqüila. Aulas de dança, de luta e de Yoga também são opções para quem busca uma vida mais feliz e saudável.

“As pessoas estão se conscientizando da importância de praticar algum exercício, essa vida que nós vivemos precisa ser equilibrada com algo que nos tire um pouco da agitada rotina da semana”, finaliza.

A dica aos iniciantes é praticar a musculação ou corrida três vezes na semana para já sentir os efeitos da prática.

Yoga

Outro exercício que é bastante eficaz no combate do estresse do dia a dia é o Yoga. O hábito oriental ensina os seus adeptos a terem uma melhor percepção da respiração e assim conseguirem equilibrar o corpo e a mente.

O professor Fernando Severiano da Formula Academia de São Bernardo do Campo afirma que dedicar um tempo do seu dia para se concentrar na sua respiração pode fazer uma grande diferença lá na frente. “Conforme a pessoa acalma sua respiração tudo tende a ficar menos tenso, com a prática você vai criando um autocontrole e acaba levando a vida com mais leveza”, afirma.

Hoje em dia o Yoga pode ser encontrado em algumas academias e locais especializados para a atividade.

(Via Maxpress)

Posts relacionados: