facebook-suicidio-g1

O Facebook criou uma ferramenta para ajudar pessoas que tenham comportamento suicida. O novo recurso anunciado nesta quinta-feira (26) começará a ser disponibilizado nas próximas semanas para os norte-americanos, enquanto a rede social trabalha para levá-lo a outros países.

Os usuários poderão enviar uma notificação automática ao Facebook caso note nas postagens de alguns de seus contatos potencial conteúdo suicida. Depois disso, assim que o usuário indicado se logar novamente, a rede social enviará uma mensagem avisando que um amigo percebeu que ele precisa de ajuda. O site perguntará se ele gostaria de conversar com alguém ou receber dicas de apoio.

A ação é uma parceria da rede com organizações dos EUA que prestam auxílio a pessoas nessas condições, como Forefron, Now Matters Now, Save.org e National Suicide Prevention Lifeline. Será com profissionais dessa última instituição que o indivíduo com problemas conversará. O Facebook indicará também amigos para falar a respeito.

A medida na verdade é uma atualização. Anteriormente, o Facebook permitia a indicação de pessoas que indicassem querer se suicidar, mas de forma mais precária: era preciso enviar à rede social o perfil do usuário e capturas de tela que comprovassem a suspeita.

“Se alguém no Facebook ver uma ameaça direta de suicídio, nós pedimos que eles contatem imediatamente seu serviço local de emergência”, afirmaram em comunicado conjunto Rob Boyle, diretor de produto do Facebook, e Nicole Saubli, especialista em segurança de operações em comunidade da rede.

(Via G1)

Posts relacionados: