8663158_orig

Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita que vai orientar motoristas sobre o medo de dirigir (amaxofobia), transtorno psicológico que afeta 2 milhões de pessoas no país, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito. Elas podem ser feitas no site www.psicotran.com.br, em ‘Programa Dirija Seguro’. As vagas são limitadas. A palestra acontece no sábado (15), das 10h às 12h, no auditório do edifício Biocentro.

Os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre as causas do medo de dirigir, o tratamento e como as pessoas mais próximas podem ajudar as vítimas, que são na sua maioria (75%) mulheres. “A fobia de dirigir é um transtorno psicológico que deve ser tratado com especialista. É preciso descobrir as causas porque o medo é uma consequência”, explica a psicóloga Salete Coelho Martins, especialista em amaxofobia.

De acordo com ela, entre as origens mais comuns do transtorno estão insegurança diante da sensação de independência ao assumir o volante, o comodismo e o perfeccionismo. “O comodismo se dá quando o marido, pai ou mãe, por exemplo, sempre levam a pessoa no carro em vez de motivá-la a dirigir, mantendo-a na zona de conforto. Já o perfil psicológico perfeccionista faz com que a pessoa tenha restrições para enfrentar as situações de trânsito, como subir uma rampa sem errar, arrancar com o carro sem deixá-lo ‘morrer’, vergonha de errar, ser observada por quem está ao redor”, aponta Salete.

No caso das mulheres, diz, até o fato de elas serem criticadas por outras pessoas, inclusive os maridos, reforça o medo de dirigir. “O transtorno faz com que as pessoas, muitas vezes, interpretem de forma distorcida as situações do trânsito e elas acreditam que esse é o motivo do seu medo de dirigir. Dependendo do grau, há prejuízos para a qualidade de vida, as relações com outras pessoas e para o trabalho”, alerta Salete.

Informações
Data: 15/03/14 – sábado
Hora: das 10h às 12h
Local: Edifício Biocentro: Rua Padre Anchieta, 1.846, piso CS. Curitiba
Inscrições: gratuitas, pelo www.psicotran.com.br,  em ‘Programa Dirija Seguro

Posts relacionados: