Por Renata Teresacorreria-do-trabalhoA nossa rotina é uma verdadeira loucura, não é?! Haja tempo para fazermos tudo o que temos planejado. Quando vemos, passa a manhã, passo à tarde, finda a semana e o mês acaba. Os anos parecem passar num piscar de olhos. Tudo isso tem a ver com a velocidade que as coisas vêm acontecendo. A tecnologia nos faz correr contra o tempo, sempre, e este sentimento muitas vezes faz com que passamos a desenvolver alguns “males da vida moderna”, dentre eles: a ansiedade.

No nosso dia a dia, tudo pode ser motivo para que ela venha a se manifestar: É o trânsito lento. As filas nas quais temos que enfrentar para que possamos ser atendidos. O compromisso de levar e buscar os filhos na escola. O salário que não sabemos se cobrirá as despesas do mês. O tempo que parece correr mais veloz, e por aí vai. Sem contar que, ao ligarmos a TV, as notícias são: crises financeiras, violência contra crianças e idosos, abusos sexuais, novas epidemias, grandes catástrofes ecológicas. E, querendo ou não, estes são fatores que nos deixam absurdamente inseguros em relação ao nosso futuro e ao futuro dos nossos familiares, amigos, conhecidos, e até mesmo os desconhecidos.

E se a conexão cair? Este é mais um motivo para despertarmos a ansiedade, uma vez que, se ela cair, ficaremos desconectados do mundo acelerado – o mundo online. Mais uma inquietação.

Ser uma pessoa “menos” ansiosa é uma das metas que estou trabalhando desde o meu primeiro contato com as ferramentas do Life Coaching – Vanessa Tobias. Percebo que estar neste estado, muitas vezes é prejudicial para o meu desempenho, para a realização dos meus sonhos, objetivos e projetos.

Mas como lidar com a ansiedade?

Essas respostas não sou eu quem vai dizer. O que relatarei é a minha experiência, o que eu estou fazendo para melhorar neste sentido. Em todo o meu processo, percebi e estou praticando quatro hábitos que estão me fazendo quase alcançar a meta. Quero compartilhar com vocês:

1 – O resgate da fé. Pra ti, o que é espiritualidade? Quais são as suas crenças? No que você acredita? Procure seus modelos nesta área da vida. Compreenda a forma que eles lidam com a espiritualidade e entenda a importância desta paz interior.

2 – Exercício físico. 50 minutos por dia. Hoje eu já consigo destinar para exercitar o meu corpo – e faço isso com caminhadas. Geralmente vou acompanhada da minha mãe, e dificilmente passamos pelo mesmo lugar todos os dias. Hoje, por exemplo, fomos beirando o rio. É uma delícia. Além de todo benefício físico, o exercício ajuda na concentração e na liberação de endorfina, um neurotransmissor que reduz o estresse, melhora o humor e combate a ansiedade.

3 – Leitura. Ahhh, o cheirinho de um livro novo. Eu amo. Experimente tirar todos os dias um tempinho para iniciar uma leitura agradável. Se você não tem este hábito, estabeleça como meta uma página por dia, algo bem possível. Aos poucos, você vai pegar o gosto, isso eu garanto. A leitura também é uma das melhores maneiras de concentração em si mesmo e esquecer toda a agitação externa.

4 – Estar com quem amamos. As conversas, risadas, a troca de experiência, tudo isso estreita o nosso lado afetivo e faz bem para o corpo e para a alma. Esteja sempre ao lado das pessoas que te elevam, que melhoram o teu astral, que oferecem um abraço, um carinho, um aperto de mão genuíno.

Esses são os quatro pontos que me auxiliam a lidar com ansiedade. E a sua receita, qual é?

Busque as suas respostas. Foco na ação!

(Via Administradores.com.br)

Posts relacionados: